envie sua foto para o Cepea

Dados & Ponderação do Indicador

No link abaixo, o Cepea disponibiliza dados históricos detalhados utilizados para elaboração do Indicador do Boi ESALQ/BM&FBovespa. A atualização ocorre em janeiro e em julho, com defasagem de um semestre.

 

Dados & Ponderações Indicador do Boi Gordo ESALQ/BM&FBovespa

 

Sobre o arquivo disponibilizado no link acima: 

 

  • Primeira planilha (“Coleta Total”): são apresentados dados originais à vista e a prazo, conforme coletados pela equipe Cepea. Para 1997, no entanto, estão disponíveis apenas os valores mantidos na amostra final de cálculo do Indicador – até aquele ano, não eram armazenados os valores excluídos. Para manter o sigilo do valor informado pelos colaboradores individualmente, os dados das quatro regiões foram propositalmente embaralhados e, a partir de 2010, as casas decimais foram arredondadas para ,00 ou ,50. De 1998 para frente, é informado, caso a caso, se o valor foi mantido na amostra final ou se foi descartado após a aplicação dos critérios previstos na metodologia. Observe que um determinado valor, devido ao seu prazo de pagamento, ao ser convertido para à vista (D + zero) pode assumir magnitude que leve à sua exclusão; ao mesmo tempo, um valor original semelhante, mas com prazo de pagamento distinto, pode ser mantido; pode acontecer também de valores semelhantes ou mesmo iguais terem destinação diferentes (um ser excluído e outro mantido) em razão de se referirem a praças diferentes, por exemplo.

 

  • Segunda planilha (“Ind. Amostra Final”): contém os valores que efetivamente foram considerados para o cálculo do Indicador do dia. Ali estão valores negociados originalmente à vista e a prazo trazidos para o dia corrente pela taxa de desconto CDI. 

 

  • Terceira planilha (“Prazo e Peso Regionais”): apresenta o prazo médio de pagamento (escala de abate + prazo de pagamento a partir do abate) e também o peso (ou ponderação) de cada região no cálculo do Indicador no respectivo dia. Note que, nas datas em que não forem captados negócios envolvendo frigorífico de uma das quatro regiões ou que os negócios relatados a compradores de uma determinada região não se mantiverem na amostra, a região não terá “peso” (não participará) no Indicador do dia.

 

  • Quarta planilha (“Taxa Desconto CDI"): série da taxa de desconto aplicada a todos os preços, inclusive aos declarados como “à vista”, já que sempre haverá algum período entre a efetivação do negócio e o pagamento. O objetivo é que todos sejam trazidos para o “hoje” (D + zero), data da divulgação do Indicador. A taxa efetiva mensal é calculada diariamente pelo Cepea a partir da CDI/Cetip anual.