Metodologia do Açúcar Cristal ESALQ/BVMF - Santos

INDICADOR DE PREÇOS DO AÇÚCAR CRISTAL ESALQ/BVMF – SANTOS:

 

OBJETIVO:  O Indicador de Açúcar Cristal ESALQ/BVMF – Santos, elaborado pelo Cepea, busca expressar os preços efetivamente negociados no mercado à vista do estado de São Paulo, incluindo as vendas para os mercados interno e externo. A inclusão deste último visa captar movimentos no mercado provocados pela exportação do açúcar cristal, a qual envolve riscos diferenciados daqueles relativos às exportações do açúcar bruto.
ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO: Açúcar cristal especial, com mínimo de 99,7 graus de polarização, máximo de 0,08% de umidade, máximo de 150 cor ICUMSA, máximo de 0,07% de cinzas, em sacas de 50 kg.
AGENTES CONSULTADOS NA PESQUISA: Vendedores e compradores de açúcar cristal atuantes no estado de São Paulo e exportadores desse mesmo tipo de açúcar a partir do estado de SP. Vendedores são representados principalmente por usinas e grupos de comercialização, além de tradings na posição exportadora. Entre os compradores estão indústrias de alimentos, intermediários de vendas, atacadistas e supermercados varejistas e tradings.

 

CARACTERÍSTICAS DOS NEGÓCIOS DO MERCADO INTERNO: 

 

REFERENCIAL: Negócios de venda efetivados por unidades produtoras de açúcar ou grupos de comercialização do estado de São Paulo para entrega no mercado doméstico, na condição à vista ou em valor presente.
ORIGEM: Usinas ou respectivos grupos de comercialização do estado de São Paulo, agregadas em 6 regiões em função de diferença no frete até o porto de Santos.
DESTINO:  Considera-se o valor do produto colocado no porto de Santos.
IMPOSTOS: Deduzido ICMS (7%).
OS IMPOSTOS PIS/COFINS: 9,25% e IPI: 5% deixam de incidir sobre o açúcar cristal a partir de 13 de março de 2013, segundo M.P. No - 609 de 8 de março de 2013.

 

CARACTERÍSTICAS DOS NEGÓCIOS DO MERCADO INTERNACIONAL: 

 

REFERENCIAL: Negócios de venda efetivados por unidades produtoras de açúcar do Centro-Sul para exportação, para entrega imediata (prazo máximo até 30 dias) na condição à vista ou em valor presente, sem impostos. Estes valores são comumente informados na forma de prêmios (US$/tonelada) acrescidos à cotação internacional.
ORIGEM:  Usinas da região Centro-Sul cujo produto é exportado pelo porto de Santos.
DESTINO: Considera-se o valor do produto colocado no porto de Santos, na condição sobre rodas. 
TAXA DE DESCONTO DOS VALORES A PRAZO: CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

 

MODALIDADES DE INFORMAÇÕES EMPREGADAS NO CÁLCULO DO INDICADOR: 

 

PVU USINA JÁ ACRESCIDO DO PRÊMIO: A este valor, soma-se o frete, considerando-se o valor informado pelo colaborador; caso o frete correspondente não seja informado, emprega-se a média diária da região de origem.
POSTO PORTO DE SANTOS E PRÊMIO: Somam-se esses dois valores.
FOB SANTOS COM PRÊMIO: Deste valor, subtrai-se a elevação da commodity para o navio.
OBSERVAÇÃO: O uso de valores referentes a ofertas de venda e de compra fica restrito à excepcionalidade. Caso ocorra uma excepcionalidade (número de negócios efetivos no dia inferior a 5), serão incluídas as ofertas somente se houver comprador e vendedor, devendo-se escolher o conjunto (bid&offer) que apresente o menor spread. Esse conjunto de dados será adicionado ao indicador do dia anterior e calculada a média.

 

PROCEDIMENTO PARA O CÁLCULO DO INDICADOR: Os valores dos negócios à vista, realizados no dia, para entrega imediata - tanto para o mercado interno como para o internacional - são somados às informações sobre frete da origem até o porto de Santos. A equipe Cepea calcula, então, a média aritmética. A partir desta média calculada em primeira instância, são retirados os valores que ultrapassam dois desvios padrão, tanto acima como abaixo da média. Com os valores restantes, calcula-se o valor final do Indicador.

 

MOEDA/UNIDADE DE MEDIDA: Reais por saca de 50 kg
PERIODICIDADE: Diário, informado até as 18 horas (horário de Brasília) de cada dia de negociação.
HISTÓRICO: janeiro de 2013

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

 

a) Caso os valores coletados junto ao produtor sejam expressos em dólar americano, realiza-se a sua transformação em reais, empregando-se a taxa de câmbio Ptax (venda) de fechamento do dia. 
b) Os indicadores de preços elaborados pelo Cepea são baseados em pesquisa do próprio Centro, realizada diariamente junto a participantes do mercado a que se referem. O procedimento desenvolvido para o Indicador de Açúcar Cristal ESALQ/BVMF visa captar e trabalhar informações que resultem em indicadores que expressam o valor mais próximo dos preços efetivamente negociados no mercado à vista de açúcar cristal, seja o produto destinado ao mercado doméstico ou externo.

 

PRINCIPAL APLICAÇÃO Servir de referência para a liquidação financeira do contrato futuro de açúcar cristal lançado pela BM&FBovespa em 28 de janeiro de 2013. Para mais informações sobre este contrato, clique aqui.

 

Fonte: Cepea

Contato

Equipe

Equipe

Coordenador:
Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros, Ph.D 
Professor sênior do Depto de Economia, Administração e Sociologia

 

Pesquisadora responsável:

Heloisa Lee Burnquist, Ph.D.

Professora do Depto de Economia, Administração e Sociologia

hlburnqu@usp.br

 

Analistas:

Maria Cristina Afonso 

mcafonso@cepea.org.br

 

Silvia C. Michelin

msmichelin@cepea.org.br

 

Equipe de Apoio:

Augusto Barbosa Maielli

Vanessa Vizioli

Séries de Preços