Metodologia de Preços do MILHO ESALQ/BM&FBovespa

Para acessar a metodologia completa clique aqui.

 

ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO: Milho amarelo semi-duro, tipo 2, de odor e aspectos normais, em bom estado de conservação, livre de bagas de mamona e outras sementes prejudiciais e insetos vivos, duro ou semiduro, com umidade de até 14%, teor de impurezas máximo de 1% na peneira 3mm, máximo de 6% de grãos ardidos ou brotados e livre de grãos mofados e até 12% de grãos quebrados, partidos ou chochos. 
UNIDADE DE MEDIDA: Saca de 60kg (R$/sc).
ENTREGA: Negócios realizados para o produto posto em armazém na região de Campinas, em nível de atacado (mercado disponível ou de “lotes”).
REGIÃO DE REFERÊNCIA: A região de referência é Campinas, no estado de São Paulo, base para o Indicador ESALQ/BM&FBOVESPA. O preço para a região de Campinas-SP se refere a compras e vendas ou a ofertas de compra e de venda para o produto originado em qualquer
região do país posto em: Campinas, Valinhos, Morungaba, Amparo, Pedreira, Jaguariúna, Santo Antonio de Posse, Moji-Mirim, Engenheiro Coelho, Arthur Nogueira, Holambra, Cosmópolis, Paulínia, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis, Piracicaba, Saltinho, Rio das Pedras, Mombuca, Capivari, Monte Mor, Laranjal Paulista, Jumirim, Cerquilho, Tietê, Rafard, Boituva, Porto Feliz, Elias Fausto, Indaiatuba, Salto, Itu, Itupeva, Cabreúva, Jundiaí, Louveira, Itatiba e Vinhedo;
TRATAMENTO ESTATÍSTICO: A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra) e análise do coeficiente de variação.
CÁLCULO: Média aritmética dos preços à vista.
TAXA DE DESCONTO DOS VALORES A PRAZO: CDI (Certificado de Depósito Interbancário)http://www.cepea.esalq.usp.br/serie_cdi.php. Como o Indicador é à vista, os negócios realizados com prazo de pagamento são transformados para à vista descontando-se o período de pagamento pela taxa CDI, coletado na Câmara de Custódia e Liquidação (CETIP) a partir de consulta do Cepea a vários bancos.
IMPOSTOS CONSIDERADOS: Impostos: não inclui ICMS;
PERIODICIDADE: Diária
HISTÓRICO: Desde 02/08/2004
AGENTES CONSULTADOS NA PESQUISA: Vendedores (produtores, cooperativas, cerealistas), compradores (indústria alimentícia, avicultura/suinocultura, indústria de ração, etc) e corretores.
OUTROS LEVANTAMENTOS DO CEPEA PARA O MERCADO DE MILHO (DIÁRIOS): Além de Campinas, acompanhamento da comercialização em outras 34 regiões, nos mercados de balcão e de lotes, distribuídas nos principais estados produtores e consumidores de milho no Brasil.

 

Fonte: Cepea

Contato

Equipe

Equipe

Coordenador:

Geraldo Sant’´Ana de Camargo Barros, Ph.D 
Professor sênior Depto. de Economia, Administração e Sociologia Esalq/USP

 

Pesquisador responsável:
Lucilio Rogerio Alves, Dr.
Professor do Depto de Economia, Administração e Sociologia
lralves@usp.br

 

Equipe de apoio:

André Sanches
Camila Pissinato
Débora Kelen Pereira da Silva
Rafaela Moretti Vieira Ribeiro
Yasmin Pascoal Butinhão
Ketlyn Accorsi
Isabela Rossi
Stefane Moura

Séries de Preços