Metodologia Milho - Média Campinas - Taxa de Desconto NPR

O preço médio do mercado físico na região de Campinas é elaborado com base nas mesmas informações consideradas para o Indicador Esalq/BM&FBovespa. A única diferença é que os negócios realizados originalmente a prazo são trazidos para valor presente por meio da taxa de desconto Nota Promissária Rural (NPR). No caso do Indicador, esses negócios são convertidos pela taxa de desconto Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Os valores dessas taxas, bem sua suas séries, são divulgados diariamente em: www.cepea.esalq.usp.br.

 

ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO: Milho amarelo semi-duro, tipo 2, de odor e aspectos normais, em bom estado de conservação, livre de bagas de mamona e outras sementes prejudiciais e insetos vivos, duro ou semiduro, com umidade de até 14%, teor de impurezas máximo de 1% na peneira 3mm, máximo de 6% de grãos ardidos ou brotados e livre de grãos mofados e até 12% de grãos quebrados, partidos ou chochos.
UNIDADE DE MEDIDA: Saca de 60kg (R$/sc).
ENTREGA: Negócios realizados para o produto posto em armazém na região de Campinas, em nível de atacado (mercado disponível ou de “lotes”).
REGIÃO DE REFERÊNCIA:  Região de Campinas-SP. Compras e vendas em: Campinas, Amparo, Jaguariúna, Moji-Mirim, Pirassununga, Jundiaí, Americana, Piracicaba, Limeira, Tietê, Indaiatuba, Itu, e regiões intermediárias. Vendas para Campinas originadas de outras regiões. Além disso, são acompanhadas, como monitoramento (sem consideração no Indicador), os preços de regiões importantes produtoras de milho.
TRATAMENTO ESTATÍSTICO: As médias regionais são calculadas com base nos dados da amostra que estejam no intervalo de dois desvios padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra;
CÁLCULO: Média aritmética dos preços à vista.
TAXA DE DESCONTO DOS VALORES A PRAZO:  NPR (Nota Promissária Rural) 
IMPOSTOS CONSIDERADOS: Sem ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Vendas de outras regiões/estados para Campinas também são consideradas (sem ICMS). Desta forma, o preço médio mercado físico região de Campinas, assim como o Indicador, representa valores de negociações dentro do estado de São Paulo, com ICMS diferido, e de outros estados que vendem para Campinas e região, sem ICMS. Neste último caso, o negócio pode ter ICMS de 12% se tiver como comprador a indústria de alimentos e/ou ração petfood, ou de 8,4% se for para indústrias de ração para criação, mas serão descontados tanto para a média do mercado físico quanto para o Indicador. Portanto, a média do mercado físico, assim como o Indicador, é uma média aritmética de todos os valores coletados em cada dia de negociação, se diferido ou de fora do estado de São Paulo.
PERIODICIDADE: Diária
HISTÓRICO: Desde 02/08/2004
AGENTES CONSULTADOS NA PESQUISA: Vendedores (produtores, cooperativas, cerealistas), compradores (indústria alimentícia, avicultura/suinocultura, indústria de ração, etc) e corretores.
IMPORTANTE:  Valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico de lotes (entre empresas). Já ofertas de compra e venda são consideradas desde que fiquem num intervalo de um desvio-padrão da média. 
O conjunto dos preços é submetido a tratamento estatístico de dispersão de valores, eliminando-se as informações discrepantes, mais especificamente aquelas que ultrapassam dois desvios-padrões em relação à média. Somente é divulgada a média aritmética dos preços que permanecem na amostra. Para a conversão desses indicadores em dólar norte-americano (US$), utiliza-se a Taxa de Câmbio comercial 16h30. 
OUTROS LEVANTAMENTOS DO CEPEA PARA O MERCADO DE MILHO (DIÁRIOS):  Além de Campinas, levantamento do preço de milho em 23 regiões.

 

Fonte: Cepea

Contato

Equipe

Equipe

Coordenador:

Geraldo Sant’´Ana de Camargo Barros, Ph.D 
Professor sênior Depto. de Economia, Administração e Sociologia Esalq/USP

 

Pesquisador responsável:
Lucilio Rogerio Alves, Dr.
Professor do Depto de Economia, Administração e Sociologia
lralves@usp.br

 

Equipe de apoio:

André Sanches
Camila Pissinato
Débora Kelen Pereira da Silva
Rafaela Moretti Vieira Ribeiro
Yasmin Pascoal Butinhão
Ketlyn Accorsi
Isabela Rossi
Stefane Moura

Séries de Preços