envie sua foto para o Cepea

HF BRASIL/CEPEA: Comida "de verdade" faz bem e valoriza o setor de HF

Clique aqui e baixe release completo em word

 

Cepea, 14/03/2017 – Esqueça aquela máxima de que para comer de forma saudável é preciso se atentar aos nutrientes dos alimentos e aos benefícios que eles proporcionam à saúde. Também não vale apelar para as dietas da moda: que evitam ou reduzem o consumo de carboidratos, glúten, lactose, produtos de origem animal... nada disso! A onda agora é comer comida “de verdade”, aquela conhecida como “comida da vovó”. Na matéria de capa deste mês, a equipe da revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, explica com detalhes o conceito de comida “de verdade” proposto pelo “Guia Alimentar para a População Brasileira”, elaborado pelo Ministério da Saúde (MS).

 

A alimentação saudável sugerida pelo Guia deve incluir cada vez mais produtos in natura – em que os hortifrútis reinam quase absolutos –, reduzir os processados e evitar os ultraprocessados, que têm grande quantidade de açúcar, sal e gordura na composição.

 

O setor de hortifrúti pode, então, aproveitar esta busca por uma alimentação mais saudável para elevar o consumo de frutas e hortaliças neste delicado momento de crise econômica. Segundo a equipe do Hortifruti/Cepea, com orçamento mais restrito, as famílias passaram a realizar boa parte de suas refeições em casa, tendo maior contato com o alimento durante a sua escolha, compra e preparo, o que já é um bom avanço para o setor produtivo.

 

Lanchinho de “verdade” é mais saudável e barato

Embora alguns legumes, verduras e frutas possam ter preço superior à média dos valores dos alimentos ultraprocessados, o gasto total de uma alimentação baseada em alimentos in natura ou minimamente processados ainda é menor no Brasil do que a baseada nos ultraprocessados. A equipe da revista HF Brasil sugere que, com 3 reais, é possível comprar, em média, seis bananas ou uma única barrinha de cereal.

 

Clique aqui e acesse a revista completa!

 
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações sobre as pesquisas do Cepea a respeito do mercado de hortifrutícolas no site da HF Brasil e com a pesquisadora Margarete Boteon: (19) 3429-8836 / 8837 ou cepea@usp.br   

voltar