envie sua foto para o Cepea

HF BRASIL/CEPEA: Um agricultor para chamar de seu!

Clique aqui e baixe release completo em word

 

Cepea, 12/04/2017 – Já ouviu falar em CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura)? Na matéria de capa deste mês, a equipe da revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que a CSA é um novo modelo de negócios em que o produtor ganha um sócio muito especial, o consumidor, que financia a produção e, em troca, recebe frutas, verduras e legumes fresquinhos. Os propósitos das CSAs variam conforme as particularidades de cada comunidade, mas a essência é a mesma em todos os lugares: união e relação mais solidária entre produtor e consumidor.

 

Na prática, a CSA é uma via de mão dupla. De um lado, um grupo de consumidores assume o compromisso de financiar produtores locais por um período. Esse custeio é diluído nas chamadas cotas mensais (cestas de produtos), que são aplicadas a todos os membros. Como parceiros, os consumidores podem visitar o local de produção e conhecer todo o processo que leva alimento até sua mesa.

 

O agricultor, por outro lado, entrega o produto para esse grupo, por meio de cestas de alimentos frescos, no geral, orgânicos. Segundo pesquisadores da Hortifruti Brasil, se houver produção excedente, ela pode ser destinada a bancos de alimentos, igrejas ou famílias de baixa renda, a depender da CSA e dos princípios adotados pelas comunidades.

 

As cestas são normalmente entregues com periodicidade semanal. Produtores levam as frutas, verduras e legumes a um local determinado pelo grupo, e os próprios coprodutores entregam as cotas para cada um que participa da CSA. Assim, todos participam e todos ganham!

 

Clique aqui e acesse a revista completa! 

 

Outras informações sobre as pesquisas do Cepea a respeito do mercado de hortifrutícolas aqui e por meio do Laboratório de Informação do Cepea com a pesquisadora Margarete Boteon: (19) 3429-8836 / 8837 ou cepea@usp.br  

voltar