CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ECONOMIA APLICADA - ESALQ/USP
 INSTITUCIONAL         ÁREAS DE PESQUISAS         IMPRENSA         CONTATO 
"A pesquisa que se aplica ao seu dia a dia"
 English     Español     Français     Deutsch 
 
    Açúcar        Algodão        Arroz        Bezerro        Boi        Café        Citros        Etanol        Frango        Ovos        Hortifrutícolas        Leite        Mandioca        Milho        Soja        Suíno        Trigo   
 INDICADORES DE PREÇOS 
 ÍNDICES EXPORTAÇÃO AGRO 
 PIB AGRONEGÓCIO - BR 
 PIB CADEIAS AGROPEC.
 PIB AGRO MINAS GERAIS 
 ECONOMIA FLORESTAL 
 MERCADO INTERNACIONAL 
 ECONOMIA SOCIAL 
 ADECA - VIAB. ECONÔMICA 
twitter/CepeaEsalq
facebook/CepeaEsalq
  17 abr 2014    FRANGO/CEPEA: Cotações da carne seguem em queda    17 abr 2014    CAFÉ/CEPEA: Baixa produção nacional de café deve reduzir estoques em 2014/15    17 abr 2014    SUÍNOS/CEPEA: Preço da carne fica estável com demanda fraca e oferta limitada    17 abr 2014    FRANGO/CEPEA: Cotações da carne seguem em queda    17 abr 2014    CAFÉ/CEPEA: Baixa produção nacional de café deve reduzir estoques em 2014/15    17 abr 2014    SUÍNOS/CEPEA: Preço da carne fica estável com demanda fraca e oferta limitada    17 abr 2014    FRANGO/CEPEA: Cotações da carne seguem em queda    17 abr 2014    CAFÉ/CEPEA: Baixa produção nacional de café deve reduzir estoques em 2014/15    17 abr 2014    SUÍNOS/CEPEA: Preço da carne fica estável com demanda fraca e oferta limitada    17 abr 2014    FRANGO/CEPEA: Cotações da carne seguem em queda    17 abr 2014    CAFÉ/CEPEA: Baixa produção nacional de café deve reduzir estoques em 2014/15    17 abr 2014    SUÍNOS/CEPEA: Preço da carne fica estável com demanda fraca e oferta limitada    17 abr 2014    FRANGO/CEPEA: Cotações da carne seguem em queda    17 abr 2014    CAFÉ/CEPEA: Baixa produção nacional de café deve reduzir estoques em 2014/15    17 abr 2014    SUÍNOS/CEPEA: Preço da carne fica estável com demanda fraca e oferta limitada    17 abr 2014    FRANGO/CEPEA: Cotações da carne seguem em queda    17 abr 2014    CAFÉ/CEPEA: Baixa produção nacional de café deve reduzir estoques em 2014/15    17 abr 2014    SUÍNOS/CEPEA: Preço da carne fica estável com demanda fraca e oferta limitada    17 abr 2014    FRANGO/CEPEA: Cotações da carne seguem em queda    17 abr 2014    CAFÉ/CEPEA: Baixa produção nacional de café deve reduzir estoques em 2014/15    17 abr 2014    SUÍNOS/CEPEA: Preço da carne fica estável com demanda fraca e oferta limitada    17 abr 2014    FRANGO/CEPEA: Cotações da carne seguem em queda    17 abr 2014    CAFÉ/CEPEA: Baixa produção nacional de café deve reduzir estoques em 2014/15    17 abr 2014    SUÍNOS/CEPEA: Preço da carne fica estável com demanda fraca e oferta limitada 
HomeCEPEA cepea@usp.br
 
Cepea

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (DEAS) da Esalq/USP. Foi criado por docentes deste Departamento com a finalidade de atender mais eficientemente às demandas por estudos, pesquisas e informação nas áreas da economia, administração e ciências sociais em geral apresentadas pela sociedade à Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", unidade da Universidade de São Paulo, localizada em Piracicaba.

Professores da Esalq/USP, juntamente com pesquisadores contratados e colaboradores, interagindo com estagiários de graduação e pós-graduação, dedicam-se prioritariamente à busca de soluções criativas e de vanguarda para questões econômicas e sociais relevantes. Por sua vinculação à Escola de Agricultura da USP, o Cepea despende natural ênfase aos temas ligados ao meio rural, mas sem excluir outros setores econômicos com ligações diretas ou indiretas com o agronegócio.

As atividades do Cepea abrangem estudos, pesquisas e difusão de informações através de variados meios de comunicação. Os estudos e pesquisas do Cepea relacionados ao agronegócio são estruturados segundo cadeias produtivas, considerando-se também suas interligações econômicas que, em geral, são baseados em portfólios de composição diversificada (multinegócios).

Através de pesquisas diárias sobre as principais cadeias de matérias-primas agropecuárias e seus derivados, o Cepea elabora indicadores de preços de produtos, insumos e de serviços (como frete) que buscam refletir com precisão o movimento do mercado físico.

Essas pesquisas proporcionam também a identificação de pontos de ineficiências e, ao mesmo tempo, a compilação de dados que permitem a elaboração de novas oportunidades de negócios para produtores, cooperativas, agroindústrias, traders, corretores e atacadistas, supermercados e varejistas em geral.

A vinculação do agronegócio às questões macroeconômicas do País é acompanhada pela equipe que elabora mensalmente o PIB do Agronegócio e outras estatísticas setoriais agregadas. Temas atuais, e de inquestionável relevância, como a economia ambiental e os desenvolvimentos na área energética também recebem a atenção dos pesquisadores do Cepea.

O Cepea se dedica também ao estudo de temas sociais com o objetivo de investigar a evolução dos padrões de qualidade de vida no meio rural e na sociedade em geral. Saúde, nutrição, educação e segurança são alguns determinantes do grau de desenvolvimento social que recebem tratamento de destaque na pauta de pesquisadores do Cepea.

A divulgação de análises e outras informações elaboradas pelo Cepea ocorre continuamente através do Boletim do Leite, da Revista Hortifruti Brasil, Informativo Pecuário e Indicadores Rurais (os dois últimos em parceria com a CNA), além de informativos semanais e mensais de vários produtos pesquisados, por meio do próprio site do Cepea e de terceiros, em agências de notícias nacional e internacional e ainda em inserções freqüentes em reportagens do jornalismo especializado.


Qualidade Humana

O Cepea é formado por uma equipe multidisciplinar que reúne agrônomos com especialização em economia e sociologia, economistas, administradores, especialistas em contabilidade, jornalistas e analistas de sistema que interagem de forma dinâmica e criativa, motivados em trabalhos que apontam para direções convergentes.

Com perfil singular, diferenciado de quaisquer outras instituições de pesquisa em economia do Brasil, o Cepea investe em um modelo de trabalho onde cada membro tem liberdade para exercer sua criatividade.

A eficiência deste modelo é permeada pelos incentivos para que todos os profissionais se aperfeiçoem continuamente. No dia-a-dia, o Cepea promove a integração de alunos de diferentes cursos de graduação e pós-graduação ao meio profissional, servindo tanto como oportunidade de trabalho quanto catalisador desses potenciais.

Queremos que você conheça e interaja conosco.


Histórico

O Cepea foi oficialmente criado em 1982 como forma do Departamento de Economia, Administração e Sociologia Rural da Esalq/USP estabelecer canais mais eficientes para receber as demandas da sociedade e atender a estas através de um sistema organizado de prestação de serviços a entidades públicas e privadas.

Os primeiros a solicitar oficialmente projetos ao Cepea, por volta de 1982, foram instituições e entidades públicas estaduais e federais como a Secretaria de Indústria e Comércio de São Paulo, CNPq, Capes, Finep, Fapesp e o Banco Mundial.

Em outubro de 1986, o Cepea lançou a revista Preços Agrícolas com o apoio de alguns patrocinadores. Nos primeiros anos da década de 90, a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) iniciou contatos com o Cepea para a elaboração de indicadores de preços de commodities agrícolas, que viriam a orientar os contratos em mercado futuro desses produtos.

A assinatura do primeiro contrato com esta instituição ocorreu em dezembro de 1993, quando surge o indicador do Boi Esalq/BM&F. Com este acerto, no dia 1º de março do ano seguinte, o Cepea inicia a divulgação do indicador do Boi que até os dias atuais é usado para liquidação financeira de todos os contratos de boi negociados na BM&F. Motivados pelos bons resultados da parceria, o Cepea e a BM&F lançam em 1995 também o indicador do Açúcar e Álcool. Em 1996, passam a ser calculados os indicadores do Café e do Algodão; em 1997, o trabalho se estende para a Soja e no início do ano 2001, o Cepea passou a produzir o indicador de Bezerro.

Outro grande parceiro que participa da história do Cepea há quase uma década é a Agência Estado. Através desta parceria, o Cepea direciona uma série de informações sobre o mercado agrícola para os diversos canais de comunicação da "Agestado" - especialmente através do Agrocast/AEagro - e obtém, por meios destes mesmos canais, ampla difusão das pesquisas que desenvolve.

Desde fevereiro de 1999, o Cepea está sediado no prédio construído ao lado do Pavilhão de Engenharia da Esalq/USP. A BM&F foi a principal patrocinadora desta obra, sendo significativa também a contribuição da Fapesp e CNPq no financiamento da estrutura física interna.

 ‹‹ voltar 

 Cepea  
 Missão, Visão, Estratégias, Políticas & Valores 
 Áreas de Pesquisa 
 Parcerias 
 Equipe CEPEA 
 Como chegar ao CEPEA 
 Fale Conosco 
 Calendário 2014 
 Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - CEPEA 
 Departamento de Economia, Administração e Sociologia - DEAS 
 Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ 
 Universidade de São Paulo - USP 
 RSS - Cepea 
 twitter/CepeaEsalq 
 facebook/CepeaEsalq 
 Política de Direitos Autorais 
 (19) 3429 8800
 Como Chegar ao Cepea 
 Imprensa 
 Contato 
 Programa de Estágio 
©2014 - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - ESALQ/USP