CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada


Índices Exportação Agro »
PIB do Agronegócio »
PIB Agro Minas Gerais »
Bioenergias »
Economia Florestal »
Economia Ambiental »
Barreiras Técnicas - TBT »
Barreiras Sanitárias - SPS »
Mercado Internacional »
Economia Social »
Empreendedorismo »
Adeca - Adm. Rural »
Qualiagro »


RSS - Cepea

twitter/CepeaEsalq

Direitos Autorais

   55 (19) 3429 8800
   Como chegar ao Cepea
   Fale Conosco

Programa de Estágio

O Cepea desenvolve pesquisas contínuas sobre as cadeias agroindustriais da batata, cebola, tomate, citros, uva, melão, manga, mamão, banana, maçã e cenoura. Em paralelo ao estudo detalhado do perfil de cada uma dessas cadeias, a equipe Cepea vem estruturando levantamentos de preços nas principais regiões produtoras e comercializadoras dos produtos-alvo. O objetivo dessas pesquisas é oferecer ao mercado informações seguras sobre cada um dos produtos nos diversos segmentos que percorrem, desde o produtor até o consumidor final. Este trabalho confere maior clareza aos mercados em questão e colabora para a redução de assimetrias de informações entre os diferentes agentes das cadeias.

Metodologia

Através de visitas a campo ou a partir de indicações seguras, o Projeto Hortifruti tem formado sua rede de colaboradores que reúne produtores, intermediários, beneficiadores, corretores, varejistas, exportadores e importadores. Diariamente esses agentes são consultados através de ligações telefônicas sobre os preços praticados em suas negociações e os fatos que envolvem essas transações.
Obedecendo ao ritmo da comercialização pautado pelos agentes, a equipe Cepea distribui as coletas de informações em horários e dias específicos, visando a acompanhar cada mercado com o máximo de agilidade. Além das questões comerciais, o Projeto Hortifruti agrega informações sobre clima, novas tecnologias que envolvem cada produto e ainda sobre preferências do consumidor final.
O levantamento de dados sobre os mercados de cebola, tomate, batata, uva, manga, melão, mamão, banana, maçã e cenoura procura abranger as principais variedades e regiões produtoras e consumidoras de cada produto.
  Artigos / Palestras
 
  Equipe
 
  Revista HFBRASIL


Ano 14 - Nº 154 - Março de 2016