Metodologia de Preços do MILHO ESALQ/BM&FBovespa

Para acessar a metodologia completa clique aqui.

 

ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO: Milho amarelo semi-duro, tipo 2, de odor e aspectos normais, em bom estado de conservação, livre de bagas de mamona e outras sementes prejudiciais e insetos vivos, duro ou semiduro, com umidade de até 14%, teor de impurezas máximo de 1% na peneira 3mm, máximo de 6% de grãos ardidos ou brotados e livre de grãos mofados e até 12% de grãos quebrados, partidos ou chochos. 
UNIDADE DE MEDIDA: Saca de 60kg (R$/sc).
ENTREGA: Negócios realizados para o produto posto em armazém na região de Campinas, em nível de atacado (mercado disponível ou de “lotes”).
REGIÃO DE REFERÊNCIA:

A região de referência é Campinas, no estado de São Paulo, base para o Indicador ESALQ/BM&FBOVESPA. O preço para a região de Campinas-SP se refere a compras e vendas ou a ofertas de compra e de venda para o produto originado em qualquer região do País posto em qualquer um dos 162 municípios indicados na metodologia completa (item 2.15). 

TRATAMENTO ESTATÍSTICO: A amostra diária é submetida a dois procedimentos estatísticos: desvio padrão (são aceitos valores que estejam no intervalo de dois desvios-padrão para cima e para baixo em relação à média da amostra) e análise do coeficiente de variação.
CÁLCULO: Média aritmética dos preços à vista.
TAXA DE DESCONTO DOS VALORES A PRAZO: CDI (Certificado de Depósito Interbancário)http://www.cepea.esalq.usp.br/serie_cdi.php. Como o Indicador é à vista, os negócios realizados com prazo de pagamento são transformados para à vista descontando-se o período de pagamento pela taxa CDI, coletado na Câmara de Custódia e Liquidação (CETIP) a partir de consulta do Cepea a vários bancos.
IMPOSTOS CONSIDERADOS: Impostos: não inclui ICMS;
PERIODICIDADE: Diária
HISTÓRICO: Desde 02/08/2004
AGENTES CONSULTADOS NA PESQUISA: Vendedores (produtores, cooperativas, cerealistas), compradores (indústria alimentícia, avicultura/suinocultura, indústria de ração, etc) e corretores.
OUTROS LEVANTAMENTOS DO CEPEA PARA O MERCADO DE MILHO (DIÁRIOS): Além de Campinas, acompanhamento da comercialização em outras 34 regiões, nos mercados de balcão e de lotes, distribuídas nos principais estados produtores e consumidores de milho no Brasil.

 

Fonte: Cepea

Contato

Equipe

Equipe

Coordenador:

Geraldo Sant´Ana de Camargo Barros, Ph.D 
Professor sênior Depto. de Economia, Administração e Sociologia Esalq/USP

 

Pesquisador responsável:
Lucilio Rogerio Alves, Dr.
Professor do Depto de Economia, Administração e Sociologia
lralves@usp.br

 

Equipe de apoio:

Coordenador:
Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros, Ph.D
Professor sênior Depto. de Economia, Administração e Sociologia Esalq/USP

 

Pesquisador responsável:
Lucilio Rogerio Alves, Dr.
Professor do Depto de Economia, Administração e Sociologia
lralves@usp.br

 

Equipe de apoio:

André Sanches
Débora Kelen Pereira da Silva
Isabela Rossi
Carolina Sales
Marcia Ferreira
Raphaela Spolidoro
Sarah Lima
Marcella Rena 
Alexia Mayra de Oliveira

Séries de Preços