Missão, Visão, Estratégias, Políticas & Valores

Missão

 

Gerar conhecimento de base científica para que produtores rurais e demais agentes das cadeias produtivas de alimentos, fibras e bioenergia, bem como formuladores de política, tomem decisões que, além de beneficiar as pessoas que trabalham nessas atividades, também contribuam para o bem-estar da sociedade brasileira em geral, sempre dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável.

 

Visão

 

Ser um centro de alto nível para padrões internacionais que, inserido na Universidade de São Paulo, interaja com o agronegócio - compreendendo os ramos de alimentos, fibras e bioenergia - identificando problemas econômicos, sociais e ambientais e propondo soluções que beneficiem a sociedade brasileira como um todo. 

 

Estratégia

 

O CEPEA, na forma de um Grupo de Pesquisa registrado no CNPq, constituído primeiramente de docentes da ESALQ/USP, organiza-se em equipes de pesquisadores e técnicos para efetuar levantamento e divulgação de dados, realizar estudos e pesquisas no âmbito do agronegócio e de suas interrelações com o restante da economia, nacional e internacional. 

 

O trabalho do CEPEA visa a atender às demandas captadas no correr de suas próprias pesquisas bem como àquelas apresentadas por entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais. Esse atendimento ocorre por meio da produção de conhecimento de base científica e da formação de recursos humanos, ligados ao agronegócio, para o beneficio da sociedade como um todo, observadas as normas da USP.

 

Para realizar suas atividades, o CEPEA contará com contribuições financeiras de instituições financiadoras de pesquisas e das entidades públicas e privadas que dele demandam informações e estudos. 

 

As entidades que solicitam pesquisas e informações recebem um beneficio do CEPEA, o qual, assim como a USP, faz jus a uma compensação financeira, ainda que parcial, pelos benefícios recebidos.

 

Valores

 

a) Os trabalhos do CEPEA devem contribuir para aperfeiçoar a formulação e a implementação de políticas relacionadas ao agronegócio, no sentido de aumentar o bem-estar da população em geral e, em especial, daquela parcela em desvantagem socioeconômica.

 

 

b) Recomendações técnicas do CEPEA não podem implicar prejuízos antecipáveis, de qualquer natureza, a outros segmentos da sociedade, especialmente aqueles em desvantagem socioeconômica.

 

c) O CEPEA, quando couber, deve contemplar em suas análises os impactos ambientais e sociais de suas recomendações, que devem se pautar pelo princípio da sustentabilidade. 

 

d) Para o CEPEA, o conceito de agronegócio refere-se ao conjunto de atividades voltadas ao setor agropecuário e florestal ou nele baseadas, que têm por finalidade viabilizar a produção de alimentos, fibras e outros de origem vegetal, e energia, disponibilizando-os aos consumidores finais; agronegócio compreende negócios que geram aqueles produtos e cuja viabilidade econômica e financeira deve ser buscada quaisquer que sejam seus tamanhos ou formas de organização ou administração. 

 

e) Todas as atividades do CEPEA devem ter caráter educacional, visando à assimilação por parte de seus membros de princípios éticos profissionais e à permanente qualificação de recursos humanos para a área acadêmica e para o mercado de trabalho em geral, na forma de estágios e cursos superiores e de pós-graduação.

 

f) O CEPEA deve interagir e manter intercâmbio entre instituições congêneres, nacionais e estrangeiras, para formação de recursos humanos, troca de conhecimento e informação.

 

Políticas

 

a) O CEPEA visa a gerar conhecimento de base científica para que produtores rurais e demais agentes das cadeias produtivas de alimentos, fibras e bioenergia, bem como formuladores de políticas tomem decisões que, além de beneficiar as pessoas que trabalham nessas atividades, contribuam para o bem-estar da sociedade em geral.

 

b) Atender as necessidades dos clientes com foco na qualidade, cumprimento de prazos, imparcialidade e sigilo.

 

c) Ser um centro educacional com permanente aperfeiçoamento de seus recursos humanos, assegurando a competência necessária para realização de seus trabalhos. 

 

d) Melhorar continuamente o sistema de gestão, de modo a assegurar a competitividade e desempenho da organização. 

 

Preencha o formulário para realizar o download
x
Deseja receber informações do Cepea?

Digite este código no campo ao lado