PIB do Agronegócio de São Paulo

O PIB do Agronegócio do Estado de São Paulo é calculado pelo Cepea.
 

O PIB do Agronegócio de São Paulo representa cerca de 20% do PIB do Brasil. Em relação à economia paulista, a participação do agronegócio é de aproximadamente 15%, gerando também perto de 15% dos empregos formais do estado. A maior parte desses empregos está na agroindústria (35%) e em serviços (47%), ficando o segmento primário com 16%. Esses números não incluem o trabalho da mão de obra familiar, importante nas propriedades rurais menores.

 

                                   2018                                             Relatório Completo

 

2017 Relatório Completo

 

2016 Relatório Completo

 

2015  Relatório Completo

 

2014 Relatório Completo

 

Comentários de 2018:

 

O PIB do agronegócio do estado de São Paulo recuou 5,73% em 2018, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Pesquisadores do Cepea indicam que essa baixa esteve relacionada aos resultados negativos observados tanto no ramo agrícola quanto no pecuário, que registraram respectivas quedas de 5,68% e 5,97%.

 

Pela ótica dos segmentos, apenas o de insumos apresentou crescimento em 2018, de 7,7% – os demais apresentaram reduções: de 11% para o primário, de 5,6% para a agroindústria e de 6,3% para os agrosserviços. No caso de insumos, pesquisadores destacam que o segmento foi impulsionado sobretudo pelas atividades de fertilizantes, máquinas e equipamentos e de alimentação animal e sais minerais.

 

No caso da queda dos ramos, pesquisadores do Cepea indicam que as principais pressões sobre o desempenho da agricultura paulista decorreram das quedas para a cana-de-açúcar e a laranja, tanto em preços quanto em produção. Por outro lado, os maiores faturamentos para algodão, milho e soja atuaram em direção contrária, limitando a retração do PIB do segmento em 2018. No caso do ramo pecuário, a queda se deve aos preços baixos no segmento primário e na agroindústria, resultado sobretudo da demanda interna ainda enfraquecida em 2018. 

 

Em 2018, o ramo agrícola manteve-se predominante no estado de São Paulo, com participação de 82%, enquanto o pecuário foi responsável por 18%. No geral, o perfil do agronegócio paulista segue marcado pela forte presença dos elos industriais e de serviços e pelas atividades de base vegetal. 

 

Contato

pibcepea@usp.br

Equipe

Equipe

Coordenador
Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros, Ph.D 
Professor titular Esalq/USP; coordenador científico do Cepea

 

Pesquisadores
Adriana Ferreira Silva, Dra.
Arlei Luiz Fachinello, Dr.
Nicole Rennó de Castro, Dra.
Leandro Gilio, Dr.

 

Equipe de apoio

Ana Carolina Morais, Bel.
Marcello Luiz de Souza, Bel. 

Séries de Preços

Preencha o formulário para realizar o download
x
Deseja receber informações do Cepea?

Digite este código no campo ao lado