ESPECIAL/CEPEA: Coronavírus restringe colheita e limita processamento de raiz de mandioca

Clique aqui e baixe o release completo em word.

 

Clique aqui e confira o relatório completo.

 

Cepea, 30/04/2020 – Nesta quinta edição do especial temático de “Coronavírus e o Agronegócio”, pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, avaliam os impactos da pandemia sobre os mercados nacionais de mandioca, fécula e farinha.

 

Este início do segundo trimestre de 2020 é um período marcado por intensificação da colheita de raiz de mandioca no Centro-Sul. Assim, em boa parte de abril, produtores que ainda dispõem de áreas de mandioca com idade entre um ciclo e meio e dois ciclos e os que têm interesse em liberar áreas arrendadas seguiram intensificando a colheita. Pesquisadores do Cepea ressaltam, contudo, que a colheita exige elevada quantidade de mão de obra e, com as indicações de isolamento social, a oferta de trabalhadores tem restringido o ritmo das atividades.

 

Entretanto, muitos produtores já se deparam com o menor interesse por parte da indústria. Como as vendas de derivados estão em queda, parte das unidades limita a moagem, por meio de redução nos turnos de trabalho, ou já está com as atividades suspensas.

 

Nesse contexto, pesquisadores do Cepea indicam que produtores se atentam aos possíveis cenários futuros. Desde 2019, a margem de lucro dos produtores já estava em queda. Ao mesmo tempo, os preços de outras culturas se mostram mais atrativos, como é o caso de grãos e boi gordo. Assim, de acordo com mandiocultores consultados pelo Cepea, considerando-se os impactos do coronavírus, deve haver forte diminuição no plantio de mandioca para a temporada 2020/2021 – no Paraná, por exemplo, há registros de quebras de contratos de arrendamentos.

 

FÉCULA – As indicações de isolamento têm prejudicado fortemente a maioria dos mercados que consome fécula de mandioca e outros ingredientes como insumo. Agentes da indústria de fécula apontam que as vendas cederam em intensidade maior que a produção, resultando em aumento de estoques nas fecularias. Desde o período de intensificação do isolamento social em vários estados até a semana entre 20 e 24 de abril, houve aumento de 42% nos estoques de fecularias e de modificadoras de amido, os quais já superam, inclusive, os de igual período de 2019.

 

Dados levantados pelo Cepea mostram que, na parcial deste ano, os preços de fécula, em termos reais, cederam 28,3%, sendo que 12,9% ocorreram desde meados de março. Como comparação, no mesmo período do ano passado (entre final de 2018 e 26 de abril de 2019), as cotações da fécula de mandioca cederam 10,4% em termos reais.

 

FARINHA – A farinha de mandioca é um dos alimentos mais consumidos no Brasil. Entretanto, o dispêndio para sua aquisição e consumo domiciliar representou apenas 0,4% do total, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares em 2017-2018, do IBGE. Ainda assim, como em um contexto agregado é considerado um bem inferior do ponto de vista econômico, tendo em vista que a demanda pelo produto tende a decrescer conforme aumenta a renda da população e, considerando-se que há expectativa de redução da renda da população nos meses seguintes, pode ser um dos produtos que venham a ganhar mercado. Vale lembrar que o comportamento dos consumidores se altera na medida em que se verificam mudanças no padrão de renda.

 

Confira também:

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações a respeito do mercado de mandioca aqui, por meio da Comunicação Cepea e com o prof. Dr. Lucilio Alves: cepea@usp.br 

17/09/2020 - O Boletim do Leite de setembro já está disponível em nosso site! - 14/09/2020 - HF BRASIL/CEPEA: Equipe avalia impacto de cenário econômico sobre cadeia de HF - 11/09/2020 - MERCADO DE TRABALHO/CEPEA: Com covid-19, população ocupada no agro cai com força no 2º trimestre - 09/09/2020 - O Boletim do Suínos de agosto está disponível em nosso site! - 08/09/2020 - Estão disponíveis as agromensais de agosto/2020 - 04/09/2020 - Está disponível no site do Cepea o relatório de Custos de Produção de Grãos - 31/08/2020 - LEITE/CEPEA: Preço ao produtor atinge recorde real em agosto/20 - 24/08/2020 - GRÃOS/CEPEA: Mercado spot de soja supera R$ 130/sc no porto; produtor negocia oleaginosa que será colhida em 2022 - 19/08/2020 - O Boletim do Leite de agosto já está disponível em nosso site! - 17/08/2020 - HF BRASIL/CEPEA: Novos hábitos de consumo de HF adquiridos na quarentena podem continuar no pós-pandemia - 12/08/2020 - ARROZ/CEPEA: Indicador atinge a casa dos R$ 73/sc, recorde real da série do Cepea - 11/08/2020 - ESPECIAL/CEPEA: Em meio à pandemia, auxílio emergencial aumenta a renda e reduz a pobreza no Brasil rural - 07/08/2020 - O Boletim do Suíno de julho está disponível em nosso site! - 07/08/2020 - MERCADO DE TRABALHO/CEPEA: Após forte efeito negativo em maio, impactos da covid-19 sobre população ocupada na agropecuária se estabilizam em junho - 06/08/2020 - PIB-Agro/CEPEA: PIB agro segue em alta em maio e crescimento no ano é de 4,62% -
voltar
Preencha o formulário para realizar o download
x
Deseja receber informações do Cepea?

Digite este código no campo ao lado