ESPECIAL/CEPEA: Efeitos do coronavírus sobre o setor lácteo podem forçar queda de preço na entressafra

Clique aqui e baixe o release completo em word.

 

Clique aqui e confira o relatório completo.

 

Cepea, 05/05/2020 – Os impactos da pandemia de coronavírus sobre o consumo de lácteos no Brasil são analisados nesta sexta edição de especial temático de “Coronavírus e o Agronegócio”, realizado por pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

 

De acordo com levantamento do Cepea, após terem registrado demanda intensa em março – e consequente alta de preços naquele mês, quando o coronavírus começou a avançar no Brasil –, as negociações envolvendo derivados lácteos e leite spot se enfraqueceram em abril no mercado brasileiro.

 

Além do atendimento dos serviços de alimentação (importantes canais de distribuição de lácteos) terem sido prejudicados pelo agravamento da pandemia, também houve a diminuição da frequência das compras por parte dos consumidores e a redução da renda de muitas famílias – fatores que impactaram negativamente sobre a demanda de diversos derivados em abril, especialmente os refrigerados (perecíveis), que têm maior valor agregado para as indústrias. Muitas empresas podem se deparar, em poucas semanas, com um cenário de baixo faturamento, o que certamente será transmitido aos produtores em maio.

 

O consumo de queijos foi o mais afetado. Agentes de mercado consultados pelo Cepea relataram muitas dificuldades em assegurar a liquidez durante abril, o que tem desestimulado a produção do derivado. Como consequência, houve o aumento da oferta de leite cru no mercado spot (negociação entre indústrias) em abril – o que pode pressionar as cotações do leite ao produtor em maio.

 

A queda na receita de pecuaristas leiteiros em maio é atípica por conta do período da entressafra e ocorreria num momento de alta nos custos de produção, o que levaria à diminuição da oferta. Frente às bruscas variações na receita, produtores mais fragilizados, com sistemas menos eficientes, podem aumentar o abate de fêmeas e decidir pela saída da atividade.

 

Pesquisadores do Cepea alertam, portanto, que o momento é delicado, pois privilegia decisões focadas no curto prazo, o que pode trazer consequências negativas no longo prazo – ainda mais para uma atividade tão complexa como a produção de leite.

 

Confira também:

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações: http://www.cepea.esalq.usp.br/, por meio da Comunicação Cepea e com a pesquisadora Natália Grigol: cepea@usp.br 

30/04/2020 - ESPECIAL/CEPEA: Coronavírus restringe colheita e limita processamento de raiz de mandioca - 29/04/2020 - ESPECIAL/CEPEA: Em busca de abastecimento diante de coronavírus, varejo intensifica compras de arroz e preço atinge recorde nominal - 17/04/2020 - O Boletim do Leite de abril já está disponível em nosso site! - 15/04/2020 - IPPA/CEPEA: Preços pecuários e de grãos avançam no 1º tri e IPPA/Cepea sobe 13% - 14/04/2020 - ESPECIAL/CEPEA: Da indústria ao campo, coronavírus prejudica toda a cadeia algodoeira - 13/04/2020 - ESPECIAL/CEPEA: Coronavírus não deve prejudicar fortemente o desempenho do PIB do agronegócio - 13/04/2020 - HF BRASIL/CEPEA: HF´s super heróis! - 09/04/2020 - OVOS/CEPEA: Avanço da covid-19 eleva demanda por ovos e preço atinge recorde real - 08/04/2020 - Estão disponíveis as agromensais de março/2020 - 07/04/2020 - ESPECIAL/CEPEA: Setores do agro mais dependentes da demanda doméstica devem ser os mais prejudicados pelos efeitos do coronavírus - 01/04/2020 - GRÃOS/CEPEA: Indicador da soja supera R$ 100/sc e o do milho, R$ 60, recordes nominais das séries do Cepea - 31/03/2020 - PIB AGRO SP/CEPEA: Pecuária eleva PIB agro de SP em 1,5% em 2019 - 30/03/2020 - LEITE/CEPEA: Concorrência por matéria-prima mantém preço ao produtor em alta - 25/03/2020 - PIB-AGRO MG/CEPEA: Impulsionado por ramo pecuário, PIB do agro mineiro cresce 5,12% em 2019 - 20/03/2020 - O Boletim do Leite de março já está disponível em nosso site! -
voltar
Preencha o formulário para realizar o download
x
Deseja receber informações do Cepea?

Digite este código no campo ao lado