HF BRASIL/CEPEA: HF´s super heróis!

Clique aqui e baixe o release completo em word.

 

Cepea, 13/04/2020 – Na edição de “Pequenos Mercados” de 2020, a equipe da revista Hortiftruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, levantou os principais desafios e oportunidades de seis culturas ainda não acompanhadas regularmente pelo projeto Hortifruti/Cepea. São elas: acerola, amora, atemoia, inhame, minitomates e quiabo.

 

De uma forma ou de outra, todas essas culturas se associam às principais tendências de consumo de alimentos, como saudabilidade, praticidade e procura pelos exóticos. O quesito saúde coloca as frutas e hortaliças em maior evidência, especialmente nos dias atuais, em meio à disseminação do novo coronavírus (covid-19) pelo mundo. Apesar de não evitarem doenças de forma isolada, quando combinados a outros hábitos saudáveis – como praticar exercícios físicos, ter horas de sono adequadas e evitar situações de estresse – esses hortifrútis são importantes aliados no fortalecimento do sistema imunológico e na manutenção do equilíbrio e da saúde do corpo.

 

Agora, 90,4% do volume total de frutas e hortaliças comercializadas nas Centrais de Abastecimento nacionais (média entre 2015 e 2019) já ocuparam as páginas da revista – somando-se todas as edições em que “Pequenos Mercados” foram abordados aos 13 produtos já acompanhados pelo Hortifruti/Cepea.

 

CORONAVÍRUS – A pandemia global do coronavírus (covid-19) está desafiando a cadeia de suprimentos de alimentos de todo o mundo. No Brasil, o decreto do Ministério da Agricultura, de 26 de março – que estabeleceu a cadeia do agronegócio como essencial, permitindo que os serviços de abastecimento se mantivessem abertos durante a quarentena –, garantiu que o setor seguisse em funcionamento. Ainda assim, parte das cadeias agrícolas tem tido muitos desafios para manter o abastecimento a pleno vapor. No geral, os setores de flores, frutas e hortaliças foram os mais prejudicados pela restrição da circulação de pessoas no País.

 

O atual cenário é desafiador e de muita dificuldade econômica, mesmo no médio prazo. Assim, o recado é: produtores e distribuidores, não parem de fornecer frutas e hortaliças, mesmo com todas as adversidades! Invista com planejamento e avalie as oportunidades. Os HF’s são essenciais para uma alimentação saudável e auxiliam na imunidade contra doenças. Consumidor, vá às compras, consciente e com segurança, e não deixe de adquirir frutas e hortaliças!

 

Clique aqui para acessar a revista completa!

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações sobre o mercado de hortifrúti aqui e por meio da Comunicação do Cepea, com a pesquisadora Margarete Boteon: cepea@usp.br.

voltar
Preencha o formulário para realizar o download
x
Deseja receber informações do Cepea?

Digite este código no campo ao lado