HF BRASIL/CEPEA: Informado e consciente, consumidor quer mais!

Clique aqui e baixe o release completo em word!

 

Cepea, 13/03/2019 – Além de sabor, qualidade e preço, o consumidor tem considerado outros novos elementos no momento da compra de alimentos. De acordo com levantamento realizado pela equipe da revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, agora, o consumidor está interessado também em saúde, bem-estar, segurança, impacto social, experiência e transparência. E todos esses elementos estão explorados na matéria de capa deste mês da revista.

 

Segundo pesquisadores da equipe, o peso de cada fator varia de acordo com o perfil de pessoa e país. No Brasil, por exemplo, o preço e o sabor são elementos mais importantes até que a praticidade, como aponta o estudo “A Mesa dos Brasileiros: Transformações, Confirmações e Contradições”, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), de maio de 2018. Entretanto, esse estudo da Fiesp já ressalta a influência do apelo saudável nos hábitos de consumo do brasileiro, que está cada vez mais consciente sobre sua alimentação e tudo o que gira em torno dela, como a segurança do produto e a sustentabilidade da produção.

 

No caso das frutas, em particular, o fator preço tem um peso maior do que a alimentação em geral, inclusive nos países desenvolvidos. Isso ocorre porque o maior valor agregado das frutas nesses locais – tendo em vista que muitas são importadas – faz com que o preço também norteie o consumo desses alimentos.

 

FRUTAS: “SNACKS” SAUDÁVEIS – Os “snacks” (lanches de fácil consumo em porções pequenas) saudáveis são um dos grandes destaques para o setor produtivo em 2019, visto que podem ser uma grande oportunidade ao produtor de frutas. O ideal é que esse alimento seja ofertado embalado de forma sustentável, com denominação de origem e preço acessível.

 

Clique aqui para acessar a revista completa!

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações sobre o mercado de hortifrúti aqui e por meio da Comunicação do Cepea, com a pesquisadora Margarete Boteon: (19) 3429 8836 / 8837 e cepea@usp.br.

13/01/2020 - SUÍNOS/PERSPEC 2020: Perspectiva é de que bom cenário de 2019 se repita em 2020 - 13/01/2020 - FRANGO/PERSPEC 2020: Demandas interna e externa aquecidas devem manter preços firmes em 2020 - 13/01/2020 - OVOS/PERSPEC 2020: Preços das carnes devem determinar ritmo de comercialização de ovos em 2020 - 12/01/2020 - CAFÉ/PERSPEC 2020: Possível menor oferta em 2020 pode manter preços firmes - 12/01/2020 - AÇÚCAR/PERSPEC 2020: Produção mundial pode se retrair, após duas temporadas de superávit - 12/01/2020 - ETANOL/PERSPEC 2020: Renovabio deve estimular retorno do crescimento da produção - 09/01/2020 - ARROZ/RETRO 2019: Exportação aquecida e estoque baixo sustentam preços do casca em 2019 - 09/01/2020 - MANDIOCA/RETRO 2019: Preços caem até setembro, mas se recuperam no final de 2019 - 09/01/2020 - ALGODÃO/RETRO 2019: Produção e exportação atingem recordes em 2019 - 09/01/2020 - TRIGO/RETRO 2019: Mesmo com maior oferta, importações aumentam em 2019 - 08/01/2020 - LEITE/RETRO 2019: Oferta limitada e competição entre laticínios marcam 2019 - 08/01/2020 - INSUMOS PECUÁRIOS/RETRO 2019: Alta no preço da arroba aquece vendas na 2ª metade de 2019 - 08/01/2020 - MILHO/RETRO 2019: Safra atinge 100 milhões de t, mas exportação recorde sustenta preço - 08/01/2020 - SOJA/RETRO 2019: Menor oferta e demanda firme sustentam preços em 2019 - 08/01/2020 - CITROS/RETRO 2019: Mesmo com recuperação da oferta, rentabilidade é positiva em 2019/20 -
voltar
Preencha o formulário para realizar o download
x
Deseja receber informações do Cepea?

Digite este código no campo ao lado