HF BRASIL/CEPEA: Setor de HF deve adaptar vendas diante de queda na renda do brasileiro

Clique aqui e baixe o release completo em word.

 

 

Cepea, 12/04/2021 – Há pouco mais de um ano, o primeiro caso de covid-19 era confirmado no Brasil. De lá para cá, muita coisa mudou, e, atualmente, o País enfrenta grandes desafios, como alta taxa de desemprego e queda no poder de compra da população. No setor de frutas e hortaliças, especificamente, a equipe da revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, acompanhou, ao longo deste último ano, todos os impactos da covid-19 sobre a cadeia e também as oportunidades e as estratégias de negócio para manter ativas as vendas desses alimentos.

 

Na edição de abril, a equipe traz um balanço de como o setor enfrentou as dificuldades geradas pela pandemia, além de perspectivas de investimentos nos HFs.

 

Pesquisadores ressaltam que os primeiros meses de 2021 já evidenciaram que o ano deve ser novamente desafiador. Restrições ainda mais severas em diversas regiões brasileiras foram impostas em março e abril, e importantes canais de escoamento de HF tiveram funcionamento limitado. Esse cenário resultou em diminuição na demanda por HFs e em consequente queda nos preços pagos aos agricultores, até de produtos que apresentavam menor oferta nas roças.

 

Ainda que um novo auxílio federal tenha sido liberado em abril, a taxa de desemprego está elevada e o poder aquisitivo da população, bastante fragilizado. Nesse contexto, o setor de HF precisa fortalecer as inovações de negócios já impostas ao longo do ano passado e seguir se adaptando a possíveis novas alterações em 2021.

 

O cenário será ainda mais desafiador aos agricultores e comerciantes de cadeias de negociação com maior número de intermediários, que já foram os mais prejudicados em 2020. Nestes casos, será preciso buscar alternativas, como vendas diretas e algumas formas de integração, para favorecer o escoamento da produção. A favor do setor estão os hábitos mais saudáveis da população, que podem sustentar a demanda por frutas e hortaliças, e também as facilidades das compras de alimentos on-line.

 

Você também encontra nesta edição:

 

ALFACE – Medidas de restrição afetam mercado de alface em março

BANANA – Colheita de nanica tem leve aumento no Vale do Ribeira no fim de março

BATATA – Com menor demanda, preço cai, mas ainda se mantém acima dos custos

CEBOLA – Recuo no escoamento dos bulbos reduz preços em março

CENOURA – Maior oferta e pandemia pressionam cotações

CITROS – Pandemia limita demanda, mas baixa oferta sustenta preços da laranja

MAÇÃ – Demanda não acompanha crescimento da oferta em março

MAMÃO – Baixa oferta impulsiona cotações, mesmo com demanda afetada pela pandemia

MANGA – Preço elevado garante boa rentabilidade

MELANCIA – Oferta restrita garante preços acima dos custos em março

MELÃO – Oferta de nobres recua; comércio segue enfraquecido

TOMATE – Demanda reduzida e problemas no campo derrubam preço em março

UVA – Mercado fica travado nas roças de todo o País em março

 

Clique aqui para acessar a revista completa!

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações sobre o mercado de hortifrúti aqui e por meio da Comunicação do Cepea, com a pesquisadora Margarete Boteon: cepea@usp.br.

28/05/2020 - LEITE/CEPEA: Incertezas no mercado de derivados em abril pressionam cotações ao produtor - 25/05/2020 - MERCADO DE TRABALHO/CEPEA: População ocupada no agro inicia 2020 estável - 21/05/2020 - EXPORT/CEPEA: Com forte demanda chinesa, exportação do agro cresce 6% no 1º quadrimestre de 2020 - 19/05/2020 - O Boletim do Leite de maio já está disponível em nosso site - 18/05/2020 - MERCADO DE TRABALHO/CEPEA: Ainda que em pouca intensidade, covid-19 já afeta mercado de trabalho agropecuário em março - 15/05/2020 - ESPECIAL/CEPEA: Em tempos de covid-19, setor de HF se reinventa! - 14/05/2020 - HF BRASIL/CEPEA: Revista Hortifruti Brasil completa 18 anos e edição especial traz duas matérias de capa - 12/05/2020 - PIB-Agro/CEPEA: PIB do agro cresce 1,2% em fevereiro e acumula avanço de 2,42% em 2020 - 06/05/2020 - Estão disponíveis as agromensais de abril/2020 - 06/05/2020 - ESPECIAL/CEPEA: Covid-19 e agroalimentos: recalibrando expectativas - 05/05/2020 - ESPECIAL/CEPEA: Efeitos do coronavírus sobre o setor lácteo podem forçar queda de preço na entressafra - 04/05/2020 - Cepea lança página com conteúdo exclusivo de coronavírus e agronegócio - 30/04/2020 - LEITE/CEPEA: Preço pago ao produtor segue firme em abril - 30/04/2020 - ESPECIAL/CEPEA: Coronavírus restringe colheita e limita processamento de raiz de mandioca - 29/04/2020 - ESPECIAL/CEPEA: Em busca de abastecimento diante de coronavírus, varejo intensifica compras de arroz e preço atinge recorde nominal -
voltar
Preencha o formulário para realizar o download
x
Deseja receber informações do Cepea?

Digite este código no campo ao lado