PIB AGRO SP/CEPEA: Pecuária eleva PIB agro de SP em 1,5% em 2019

Clique aqui e baixe o release completo em word

 

Cepea, 31/03/2020 – O PIB do agronegócio do estado de São Paulo cresceu 1,5% em 2019, segundo cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Esse é um resultado importante, tendo em vista que o PIB do setor vinha apresentando queda desde 2017. Diante disso, o agronegócio paulista representou 12% do PIB do estado de São Paulo em 2019, participação estável frente à observada em anos anteriores.

 

Assim como verificado para o PIB do agronegócio brasileiro, o setor no estado de São Paulo foi impulsionado pelo ramo pecuário, cujo PIB avançou 5,44% no ano. Pesquisadores do Cepea indicam que a pecuária foi favorecida em 2019 pela maior demanda externa por carnes, em decorrência da Peste Suína Africana (PSA) na Ásia.

 

O ramo agrícola do agronegócio paulista também expandiu, mas de forma menos intensa: 0,6% em 2019. Neste caso, a influência veio do desempenho positivo “dentro da porteira”, tendo em vista o resultado fraco da agroindústria e dos agrosserviços. Pesquisadores do Cepea indicam que o avanço da agricultura, por sua vez, refletiu principalmente os desempenhos da cana-de-açúcar, da laranja e do milho.

 

O agronegócio paulista é caracterizado por grande predominância de atividades de base vegetal e dos segmentos a jusante da agropecuária (indústria e serviços), sendo um grande processador de matérias-primas de outros estados. Por isso, pesquisadores do Cepea ressaltam que, mesmo com o excelente desempenho dentro da porteira, sobretudo da pecuária, o crescimento do PIB do agronegócio de São Paulo em 2019 foi limitado pela estagnação agroindustrial e pela fraca expansão dos agrosserviços.

 

Tabela: Taxas de variação anuais do PIB do Agronegócio (2019/2018)

(de janeiro a dezembro de 2019)

 

  Insumos Primário Indústria Serviços Agronegócio
Agronegócio 3,3% 4,9% 0,5% 1,4% 1,50%
Ramo Agrícola 6,5% 2,8% -0,1% 0,1% 0,60%
Ramo Pecuário -2,7% 12,3% 5,0% 6,0% 5,44%

 

Fonte: Cepea.

Clique aqui e acesse o relatório detalhado!

 

Outras informações sobre índices do PIB Agro de São Paulo aqui e por meio da Comunicação Cepea, com o prof. Geraldo Barros e a pesquisadora Nicole Rennó: cepea@usp.br

 

voltar
Preencha o formulário para realizar o download
x
Deseja receber informações do Cepea?

Digite este código no campo ao lado